Como usar as suas emoções a favor da sua produtividade.

As emoções têm ligação direta com a sua produtividade, seja fazendo bom ou mal uso delas.

O Flourishing e  o Languishing– são dois estados do funcionamento humano que refletem diretamente no quanto uma pessoa consegue produzir em um determinado momento.

O Flourishing ou florescer é o estado de nutrir emoções positivas em relação à vida.  A capacidade de atingir objetivos. É o funcionamento otimizado do seu potencial.

Uma pessoa em estado de Flourishing faz uso da criatividade e estratégias inteligentes para lidar com diferentes situações. É resiliente, além de usar a intuição de forma correta para lidar com dificuldades. Estando em Flourishing, o indivíduo constrói boas conexões sociais.

Já o Languishing ou definhar é o oposto. É a não realização na sua potencialidade máxima. A vida sem propósito e sem aspirações ou objetivos.

A pessoa em languishing prefere esquivar-se de decisões e ações. Tem um repertório limitado de criatividade, além de se sentir vazio e com uma vida de superficialidade.

Podemos comparar o Flourishing e o Languishing como obem e o mal, o positivo e o negativo, o anjo e o demônio. Contrapontos que potencializa ou enfraquece a possibilidade de crescimento em diversos aspectos da vida humana.Flourishing (1)

Uma pessoa experimenta e expressa diferentes emoções, quanto maior for a expressão de emoções negativas (raiva, irritação, desânimo e outros) menor será o índice de positividade, tendo mais propensão ao languishing do que ao flourishing.

Ambos estados se desenvolvem através de autoafirmações. A medida ideal é 3 afirmações positivas para 1 negativa, podendo chegar até 11 positivas para 1 negativa. Menos do que 3 ou mais do que 11 conduz aolanguishing.

Sim, positividade em excesso também conduz ao languishing.Um indivíduo precisa se sentir desafiado a superar dificuldades, precisa se sentir responsável por erros cometidos. Se a autoafirmação positiva superar muito a negativa, o indivíduo sedimentará comportamentos pedantes – também um dos casos do languishing.

Estudos mostram que o negativo é mais forte que o positivo, por isso, as afirmações positivas devem sempre superar as negativas na proporção mínima de 3 por 1.

Fazendo uma auto avaliação rápida, você está se autoafirmando com mais emoções positivas ou negativas? Você está em estado de flourishing ou languishing?

Postado em Coach, Coaching, Flourishing, Languishing, Produtividade, Vídeo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>