Marketing Pessoal e Produtividade: Qual a relação?

3

Existem diversas definições sobre o que seria marketing pessoal, mas uma das definições de mais simples entendimento é: saber aproveitar características próprias, para construir uma boa imagem nos seus relacionamentos, criando oportunidades para fazer negócios.

Ou seja, é você saber se vender, sem deixar de ser quem você é.

O que difere o marketing pessoal do marketing de uma forma geral é o primeiro P do marketing. No marketing 9essoal, o primeiro P significa Pessoa, já de forma geral o P significa Produto. Ou seja, no marketing pessoal você é o produto, então precisa se reinventar a todo o momento.

Com certeza você faz e já fez marketing pessoal na sua vida algum momento. Seja para conquistar alguém, para cultivar suas amizades, para ser contratado em um processo seletivo, para conseguir admiração do seu chefe, ou até dos seus filhos. Ou seja, nós fazemos marketing pessoal até de forma inconsciente.

As pessoas cometem dois erros frequentes quando se trata de marketing pessoal: O primeiro é não ter claro a razão pelo qual você está fazendo o seu marketing pessoal. E o segundo é não ter um planejamento estratégico de ações. As pessoas já entram em ação diretamente.

Por agir, sem saber a razão, e sem planejar as ações, o resultado nem sempre é o esperado, e com isso as pessoas se frustram, desanimam, e até desistem dos seus objetivos por se sentirem fracassados.

O segredo para ter sucesso e alcançar os seus objetivos é usar o marketing pessoal como caminho que vai te levar de como você está agora, até o seu objetivo alcançado. Todavia, será necessário você ter claro qual é o seu objetivo, quais passos você dará estrategicamente para alcança-los.

É um fato que neste caminho, você irá enfrentar alguns desafios, irá precisar sair da sua zona de conforto, irá precisar adquirir novos conhecimentos e trabalhar sua autoconfiança. Por outro lado, você poderá usar a sua história, suas experiências e diferenciais de forma impulsionadora e facilitadora para chegar aonde você quer chegar.

Além disso, você precisa ter de forma muito clara, como você irá se autopromover, seja no ambiente físico ou online. Sobre este segundo, precisa-se de uma atenção redobrada, uma vez que na internet as informações pulverizam facilmente. Mas não é por isso que você não irá a internet como canal para fazer o seu marketing pessoal. A internet é um dos canais mais utilizado para se fazer o marketing pessoal na atualidade, por ser um jeito barato e funcional.

Na vida profissional, quem sabe trabalhar bem o seu marketing pessoal tem um ótimo status dentro das empresas, se torna referência no que faz, e aumenta e muito as chances de novos negócios e contratações.

Se você precisa aumentar a sua produtividade e aumentar as chances de alcançar objetivos, o marketing pessoal é um dos melhores caminhos para isso. Tenha claro o seu objetivo, desenhe um caminho funcional com ações planejadas estrategicamente, e só aí, entre em ação.

Postado em Uncategorized.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>