Os desafios da quarentena – como amenizar a crise dentro de casa?

 

5422_929721353778946_5663026448637758420_n

 

Estamos isolados e com isso nossas vidas estão sendo impactadas em diversas áreas: trabalho, relacionamento, finanças, equilíbrio emocional, saúde etc. Vamos direto ao ponto? Como podemos sobreviver a essas condições levando em conta a convivência familiar intensa, ou isolamento total?

Aqui reuni algumas dicas que apliquei no meu dia a dia para passar por esta quarentena de forma serena e produtiva. Espero que possa contribuir com seus desafios por aí.

Produtividade Emocional: Prestar atenção no que está sentindo, e como agir produtivamente pelo seu sentimento é muito importante neste momento de quarentena.

Se o que está sentindo é medo, o que você fará através deste medo para amenizar os impactos externo a você? Será que assistir constantemente o que a mídia vem divulgando sobre o Coronavírus, vai lhe ajudar? Não seria melhor esquecer a televisão e a internet e continuar a leitura daquele livro que você parou pela metade. Talvez seja o momento oportuno para você começar a praticar a meditação que você tanto queria, mas nunca começou. Quando estiver desanimado, ouça aquela sua playlist que sempre te coloca para cima, e pare de discutir sobre o que está acontecendo agora, se isto só potencializar a sua insegurança e angústia.

A mentalidade produtiva também faz total diferença neste momento. Sua mente precisa se manter produtiva para você conseguir enxergar neste período de quarentena – a oportunidade – e não a dificuldade. Oportunidade de fazer aquele curso online que você tanto queria fazer, mas não tinha tempo. Oportunidade de organizar a sua caixa de email, que há tempos você estava planejando organizar, mas nunca teve a iniciativa de fazer. A oportunidade de melhorar o seu inglês pode ser agora.

Pense no que você quer sentir quando tudo isso passar: Você quer se arrepender de ter ficado parado e se martirizando com tudo o que aconteceu? Ou prefere ter a sensação de que está no controle da sua vida e que está saindo da quarentena muito melhor do que como entrou nela.

Produtividade Financeira: Você não tem o controle da situação financeira do país, mas você pode trabalhar para ter o controle sobre a suas finanças, mesmo quando em tempos de crise financeira.

Mesmo estando trancado dentro de casa, você corre o risco de gastar tanto quanto, ou mais, de quando tinha sua liberdade de ir e vir. Se vai navegar na internet, desabilite as notificações daqueles anúncios publicitários que lhe impactam e lhe façam gastar, pelo menos neste momento de quarentena. E olhe que eu sou profissional de vendas e marketing, mas nesta hora é hora de agirmos com cautela, pensarmos no futuro, e não agirmos por impulso para depois se arrepender.

Substitua o tempo que você navega em sites de compras, por sites que lhe informam como conseguir uma renda extra, ou uma renda passiva, e quem sabe até com conteúdo de como trabalhar investimentos. Existem vários cursos de inteligência financeira disponíveis gratuitamente neste momento de quarentena.

Por que você não aproveita o agora para fazer aquela sua planilha financeira de organização dos seus gastos, e comece a ter o controle sobre suas finanças?

Produtividade dos Relacionamentos: Já temos vários memes falando da dificuldade nos relacionamentos neste momento que estamos todos juntos trancados dentro de casa. Muito provável que a produtividade nos relacionamentos está sendo deixada de lado.

O melhor a se fazer agora que estamos todos juntos dentro de casa é estabelecer acordos: Se o casal está se revezando entre cuidar dos filhos e trabalhar, faça acordo de quem e quando cada um estará responsável pelos filhos, e quando estará trabalhando. O mesmo precisa acontecer em relação às tarefas domésticas. Quem será responsável pelo que? 

Se você está irritado por se interrompido quando está trabalhando, determine pequenos sinais de que você não pode ser interrompido naquele momento. Ex: Estar com fones de ouvido significa que estou concentrado e não posso ser interrompido. A porta fechada do quarto significa que estou em uma ligação importante, dentre outras inúmeras opções que os membros de uma família podem estabelecer para melhorar o relacionamento durante a quarentena.

Produtividade Profissional:É natural criarmos alguns comportamentos diferentes neste momento, não só por conta da quarentena, mas também por causa do home-office. Tendo comportamentos diferentes daqueles que temos quando estamos trabalhando no escritório, o nosso cérebro dificilmente irá entender que estamos na mesma rotina de sempre, o que irá refletir na nossa produtividade profissional.

Procure acordar no mesmo horário de sempre, e ter os mesmos comportamentos de sempre para que sua mente entenda que a rotina ainda é a mesma e seu cérebro entenda quando você está entrando em modo de trabalho.

Não está indo para o escritório, mas tenha o seu espaço de trabalho fixo em casa. Nossa mentalidade funciona muito melhor se entender o que acontece em cada lugar, e irá acionar facilmente o modo trabalho se identificar que determinado espaço da casa, é o espaço de trabalho. Por isso, não trabalhe na cama ou no sofá, e muito menos com a televisão ligada perto de você. Se o espaço for compartilhado com os filhos e essa solução não for viável, use fones de ouvido!

Produtividade Física:O que mais estamos receosos neste momento de pandemia do Coronavírus é em relação a nossa saúde. Mas ficar em casa pode não ajudar a nos mantermos saudáveis fisicamente também.

Se frequentava a academia, mantenha sua rotina de exercícios em casa, hoje há inúmeras maneiras de manter sua saúde em dia através de vídeos na internet, livros, e até postagens em redes sociais.

Se não pode encontrar o seu personal, que tal fazer uma aula por videoconferência adaptada para sua casa e com possíveis objetos que você tem disponíveis? Você pode subir e descer escadas repetidamente sem sair de casa, se você mora em uma casa de dois andares, por exemplo.

Pode ser que parte do que eu escrevi aqui, não sirva para sua realidade. Mas estar em quarentena é uma ótima oportunidade de você ser cientista de si mesmo e entender o que lhe serve, e fazer um ótimo exercício de autoconhecimento.

 

Postado em Uncategorized.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>